Search
Close this search box.

Hospital de Campanha de Altamira é inaugurado e deve começar a receber pacientes imediatamente

Continua após a publicidade

Depois de várias cobranças da sociedade civil e até mesmo de denúncia feita junto ao Ministério Público, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 17, o Hospital de Campanha de Altamira – (HCA), no sudoeste do Pará.

A inauguração do HCA contou com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, deputados estaduais, prefeitos da região do Xingu e membros da sociedade civil. Do lado de fora do prédio, representantes do Movimento dos Atingidos Por Barragens (MAB) e outros manifestantes seguravam faixas, protestando pela demora na abertura do Hospital que ficou pronto no dia 19 de junho, mas que até hoje nunca atendeu nenhum paciente.

Em seu discurso o governador jogou a responsabilidade do início do funcionamento para a empresa que irá gerenciar, mas como a empresa alegava não ter recebido nenhum recurso, foi contestado o prazo, mas logo em seguida se entenderam e a Organização Social, resolveu abrir as portas do Hospital para receber pacientes ainda nesta sexta-feira.

A empresa que irá gerir o Hospital resolveu utilizou recursos próprios e comprou os colchões, lençóis, oxigênios e alguns remédios, mas ao ser questionado por uma jornalista local que o hospital não funcionaria por falta de condições financeiras, Helder Barbalho se reuniu à portas fechadas no próprio prédio do Hospital com representantes da empresa e com prefeito de Altamira Domingos Juvenil e resolveu a situação. Ficou acertado que a partir das 17h de hoje começa a transferência dos primeiros pacientes.

O Hospital de Campanha de Altamira terá 50 leitos clínicos e 10 UTIs para atender a pacientes de nove municípios da região Transamazônica e Xingu infectados pela covid-19.

O Hospital inicialmente terá um prazo de funcionamento de 90 dias e tem uma previsão de custo de 8,1 milhões de reais, sendo R$ 7.349.400,00 (sete milhões, trezentos e quarenta e nove mil e quatrocentos reais) do governo do Estado e uma contrapartida da prefeitura de Altamira de R$ 816.600,00 (oitocentos e dezesseis mil e seiscentos reais).

Texto e fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *