Hospital de Campanha de Altamira é inaugurado e deve começar a receber pacientes imediatamente

Continua após a publicidade

Depois de várias cobranças da sociedade civil e até mesmo de denúncia feita junto ao Ministério Público, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 17, o Hospital de Campanha de Altamira – (HCA), no sudoeste do Pará.

A inauguração do HCA contou com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, deputados estaduais, prefeitos da região do Xingu e membros da sociedade civil. Do lado de fora do prédio, representantes do Movimento dos Atingidos Por Barragens (MAB) e outros manifestantes seguravam faixas, protestando pela demora na abertura do Hospital que ficou pronto no dia 19 de junho, mas que até hoje nunca atendeu nenhum paciente.

NotíciasRelacionadas

Em seu discurso o governador jogou a responsabilidade do início do funcionamento para a empresa que irá gerenciar, mas como a empresa alegava não ter recebido nenhum recurso, foi contestado o prazo, mas logo em seguida se entenderam e a Organização Social, resolveu abrir as portas do Hospital para receber pacientes ainda nesta sexta-feira.

A empresa que irá gerir o Hospital resolveu utilizou recursos próprios e comprou os colchões, lençóis, oxigênios e alguns remédios, mas ao ser questionado por uma jornalista local que o hospital não funcionaria por falta de condições financeiras, Helder Barbalho se reuniu à portas fechadas no próprio prédio do Hospital com representantes da empresa e com prefeito de Altamira Domingos Juvenil e resolveu a situação. Ficou acertado que a partir das 17h de hoje começa a transferência dos primeiros pacientes.

O Hospital de Campanha de Altamira terá 50 leitos clínicos e 10 UTIs para atender a pacientes de nove municípios da região Transamazônica e Xingu infectados pela covid-19.

O Hospital inicialmente terá um prazo de funcionamento de 90 dias e tem uma previsão de custo de 8,1 milhões de reais, sendo R$ 7.349.400,00 (sete milhões, trezentos e quarenta e nove mil e quatrocentos reais) do governo do Estado e uma contrapartida da prefeitura de Altamira de R$ 816.600,00 (oitocentos e dezesseis mil e seiscentos reais).

Texto e fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página