O teste ergométrico é um dos exames mais procurados por usuários do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, referência na Região de Integração Xingu, oeste do Pará. Com esse procedimento é possível avaliar como o coração responde ao exercício físico, importante para diagnosticar e monitorar diversas doenças cardiovasculares. O exame também avalia se o usuário pode praticar exercícios mais intensos, e evita possíveis riscos cardíacos.
A médica Ângela Lein, cardiologista responsável pelos exames nessa especialidade, fez uma palestra na manhã desta quinta-feira (3) para orientar os pacientes sobre a rotina básica de exercícios físicos. Segundo ela, 30 minutos de caminhada por dia é o melhor remédio para evitar complicações de saúde e doenças cardiovasculares.
“É muito importante que todo mundo que vá começar uma atividade física, vai entrar na academia, faça o teste ergométrico, pra que a gente possa avaliar como que está a saúde do coração. Atividade física é muito importante para termos qualidade de vida, pra melhorar nossa saúde do coração e da mente, também”, ressaltou Ângela Lein.
Equipamento – Durante o exame, o paciente caminha em uma esteira, enquanto a frequência cardíaca e a pressão arterial são monitoradas pela médica em um computador. A intensidade do exercício é modificada gradualmente até que o paciente atinja o limite máximo de tolerância. O equipamento foi instalado na unidade e autorizado a operar em abril deste ano. Até setembro, foram realizados 406 testes.
João Paulo Oliveira sentia cansaço e dores pelo corpo. Após uma consulta no Ambulatório do HRPT, ele foi encaminhado ao teste de Ergometria no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT).
“Eu me senti bem ao fazer o exame. E agora pretendo ter uma vida saudável. Por isso busquei os exames de rotina, que me habilitassem a fazer alguma atividade física. Quero manter a boa forma, e principalmente a saúde”, disse João Paulo.
Micheline Freitas decidiu fazer laqueadura, cirurgia para evitar futuras gestações. Dentre os exames solicitados antes da cirurgia está o teste ergométrico. “Pela primeira vez eu pude fazer esse exame. É gratuito. Isso é muito bom porque facilita a nossa busca por uma boa saúde, evitando problemas lá na frente. Não precisei ir à uma clínica particular. Com certeza, isso traz muita facilidade pra toda a população da região”, afirmou a usuária.
Serviço: O Hospital Regional Público da Transamazônica fica localizado em Altamira, município da região do Xingu, na área de influência da Rodovia Transamazônica (BR-230). A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Jonas Ribeiro – Ascom/HRPT
Com Informações do Agência Pará