Preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, esses são os principais assuntos que estão sendo discutidos no I Concerto Ambiental de Altamira, que iniciou na noite desta quinta-feira, 02, e vai até o próximo domingo, 5. Dia Mundial do Meio Ambiente.
Organizado pela prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente – (Semma), o evento é considerado inédito na região da Transamazônica e no Estado, e tem como tema central: “A harmonia entre a conservação da floresta, as atividades econômicas sustentáveis e sua influência na mitigação das mudanças climáticas”.
Cerca de 500 pessoas prestigiaram a abertura da programação que aconteceu no auditório do Centro de Convenções e Cursos de Altamira. Entre os presentes, estavam o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, representante do governo do Estado, vereadores, secretários municipais, presidentes de sindicato rural e associações, do agronegócio, do Ministério Público Estadual, da empresa Norte Energia, agricultores familiares, movimentos sociais e o público em geral.
“O Amapá é considerado pelos ambientalistas como o Estado que mais tem área preservada. Nós aqui (Altamira) temos mais área preservada do que todo o Amapá. Enquanto o Amapá tem 136 mil² de floresta preservada, nós temos 143 mil² de floresta preservada. Então nós precisamos nos apropriar dessas informações, nos apoderar, isso não pode ficar só aqui, essas informações precisam chegar em Brasília e nos outros países”, disse o prefeito Claudomiro Gomes, durante abertura do evento.
Ainda de acordo com prefeito, o I Concerto Ambiental de Altamira tem como objetivo apresentar à sociedade explanações sobre soluções sustentáveis em harmonia com a natureza, que podem ser feitas através da participação de todos.
FEIRA DA BIOECONOMIA
Paralelo ao evento, está acontecendo a Feira da Bioeconomia, onde os visitantes têm a oportunidade de apreciar comidas típicas da região, chocolates, adquirir artesanatos indígenas, produtos feitos por associações de ribeirinhos como a farinha de babaçu. Além de empresas locais que estão aproveitando para potencializar a venda de seus produtos.
A programação do I Concerto Ambiental de Altamira segue durante esses quatro dias no Centro de Convenções e Cursos com atividades como mesas e palestras voltadas para o diálogo local sobre preservação, além de uma feira com produtos da bioeconomia. “A ideia principal do nosso Concerto é que nós possamos mostrar que há viabilidade de desenvolvimento econômico em parceria com a sustentabilidade”, disse Ubirajara Umbuzeiro, titular da Semma.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
Fotos: Wilson Soares