Desde a quinta-feira, dia 6, circula na cidade Uruará (PA) os agentes do IBAMA e policiais da Força Nacional. Segundo portaria assinada pelo Ministro Ricardo Sales e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 11, o Ministério do Meio Ambiente autoriza a transferência temporária dos Gabinetes do Ministro de Estado do Meio Ambiente, do Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama e do Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, para exercício avançado nas localidades de Altamira, Uruará, Placas, Rurópolis e Itaituba, no Estado do Pará, entre os dias 11 e 15 de maio de 2021, em especial para operações conjuntas com a Força Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
Procurado por nossa reportagem o comando da Força Nacional em Uruará disse não estar autorizado a falar sobre a operação.
Pelo menos duas aeronaves sobrevoaram a cidade de Uruará na tarde desta segunda-feira, 10, e foram reabastecidas no campo de futebol do Bairro Aeroporto.
Ainda não há informações sobre quais localidades são alvos da operação, nem sobre o que é feito nessas ações.
Em 2020 o Ibama esteve hospedando-se no município de Uruará com ações no âmbito da Operação Verde Brasil 2, que combateu crimes ambientais principalmente o desmatamento ilegal, quando queimou diversas casas na zona rural do município. Tratores e caminhões também foram inutilizados sendo incendiados pelos agentes do órgão federal. Também fechou e desmontou várias serrarias. No ano passado o Ibama recebia o apoio de militares do exército.
Fonte: Gazeta Real Uruará