Search
Close this search box.

Ibama e PF deflagram operação contra registro ilegal de animais silvestres

A ação resultou na aplicação de multas e na apreensão de pássaros silvestres

Reprodução: PF-PE
Reprodução: PF-PE
Continua após a publicidade

Pernambuco (03/10/2023) – O Ibama realizou nesta terça-feira (03/10) operação conjunta com a Polícia Federal para o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em municípios de Recife, Olinda e Paulista, em Pernambuco. A ação resultou na apreensão de três pássaros silvestres (um trinca-ferro, um papa-capim e um azulão), localizados em cativeiro ilegal. Um dos autuados foi preso em flagrante pela Polícia Federal.

Os animais foram entregues ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres do Estado de Pernambuco (Cetras/CPRH), onde serão avaliados e reabilitados para possível soltura na natureza.

A operação é fruto de investigação conduzida pelo Ibama desde 2020, que se concentrou na utilização ilegal do Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass) por parte de alguns usuários. A fraude consistia na falsificação de anilhas e na inserção de informações falsas por parte dos infratores, incluindo registros de nascimentos e transferências dos animais para outros criadores, sem correspondência com a realidade.

Até o momento, aproximadamente 150 criadores foram sancionados administrativamente e tiveram animais apreendidos. O montante das multas aplicadas já ultrapassa R$500 mil.

Fonte: Gov.Br

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *