Belém (23/08/2024) – No decurso das ações de desintrusão realizadas na Terra Indígena (TI) Apyterewa, no Pará, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgatou, entre os últimos dias 12 e 17 de agosto, 92 animais domésticos que estavam abandonados no interior da TI.
A ação foi realizada pela Gerência Executiva do Instituto em Marabá (PA), com apoio da Unidade Técnica de Altamira (PA). Os cães e gatos retirados do território indígena foram deslocados para o município paraense de Itupiranga, onde foi construído um espaço específico para recebê-los. O procedimento contou com suporte de um médico veterinário da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), para a garantia do bem-estar dos pets durante o transporte.
O objetivo, além de garantir melhores condições de vida aos animais removidos, foi proteger a biodiversidade local, tendo em vista que os animais domésticos são considerados espécies exóticas invasoras na região.
Até o momento, 94 cães resgatados da TI já foram doados por meio da Campanha Adote Apyterewa. Contudo, cerca de 48 gatos e outros 30 cães ainda buscam um lar. Por isso, o Ibama segue com a divulgação da campanha.
Fonte: Gov Br