Em mais uma ação de apoio às brigadas para prevenção e combate aos incêndios em áreas de floresta, o Projeto Saúde e Alegria realizou entrega de equipamentos ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para uso na Floresta Nacional do Tapajós (Flona).
“É um material importante para o combate aos incêndios que acontecem sempre no verão. E ter uma brigada preparada pra isso é importante para apagar o incêndio de forma ágil”, disse o coordenador do PSA, Eugênio Scannavino.
A instrumentalização das brigadas faz parte das ações do Programa Floresta Ativa que anualmente renova seus apoios às formações de brigadistas e campanhas de prevenção e combate aos incêndios. Através de voluntários treinados, é possível atuar de maneira rápida e evitar grandes queimadas, desde que disponham de equipamentos adequados para o combate.
Para apoiar neste trabalho, foram entregues ao ICMBio na última terça (30): Soprador Sthil BR 600, Motosserra Sthil MS 230, Roçadeira Shtil MS 220, Mochila costal flexível Guarany, GPS Garmim 64s e Kit para maleta de mão de primeiros socorros (compressas de gaze, termômetro, esparadrapo, algodão, antisséptico tópico, água oxigenada, solução fisiológica ataduras , álcool 70%).
“Pra gente é importante receber esses equipamentos para o trabalho de combate a incêndios. No segundo semestre tem uma incidência maior de focos e por isso equipar a nossa brigada é fundamental”, destacou o chefe da Floresta Nacional do Tapajós/ICMBio, José Risonei Assis.
Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra, oeste do Pará — Foto: PSA/Diulgação
“Já vivemos momentos ruins na Flona. A floresta ainda está se recuperando de incêndios fortes, e com essa parceria, nós podemos evitar o que aconteceu nos anos anteriores. Com esses equipamentos os brigadistas terão mais ferramentas para trabalhar”, pontuou Raimundo Vitor Fernandes, da Federação da Flona.
A doação dos equipamentos é uma parceria com uma grande empresa de cosméticos. Desde 2019 são articuladas ações à proposta do Plano Territorial de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, construído com participação de representantes da Resex, Flona, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ICMBio e Brigada de Alter, quando foram traçadas estratégias para atuação das entidades no combate e prevenção às queimadas na região.
“Esse apoio às Brigadas da Flona e anteriormente ao 4° GBM só foi possível através de um apoio da Natura que já atua na compra de sementes da Floresta e contribuiu para que as instituições possam ter equipamentos de combate ao fogo caso necessite de uma intervenção, principalmente no período de seca”, esclareceu a técnica do PSA, Ana Daiane.
Fonte: G1 Santarém