A II Feira do Pescado, promovida pela Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, vai acontecer amanhã (11) e sábado (12), no Mercado Municipal. A previsão é comercializar 1,5 toneladas de pescado, com destaque para o tambaqui, que será vendido a R$ 12, o quilo. Todo o pescado foi produzido por seis famílias de piscicultores das comunidades de Belo Monte do Pontal, em Anapu, e da Gleba Itatá, em Senador José Porfírio.
A ação, uma parceria com a Fiepa/Redes e com a Prefeitura de Altamira, faz parte do Plano de Gerenciamento Integrado da Volta Grande do Xingu, compromisso da Norte Energia pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA. Toda a renda adquirida com a venda será destinada às famílias produtoras. Os peixes passaram por um rigoroso processo de controle de qualidade e são 100% licenciados.
Bioeconomia na Amazônia: a criação de tambaqui como alternativa sustentável
As ações de fortalecimento das atividades produtivas e de subsistência da Norte Energia são realizadas desde dezembro de 2021 e têm como objetivo gerar renda, prover uma alimentação saudável e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das 63 famílias beneficiadas, que moram no entorno da usina.
Acreditando que a criação do tambaqui é um dos caminhos para a sustentabilidade da Amazônia, a Norte Energia incentiva a produção e o manejo de peixes. Todos esses processos são acompanhados por assessoria técnica especializada aos produtores para piscicultura em tanques-rede, entrega de insumos e apoio na comercialização. O resultado da iniciativa é um pescado de alta qualidade, considerado o primeiro 100% certificado na região da Volta Grande do Xingu.
Serviço:
II Feira do Pescado
Data: Sexta-feira (11), das 07h às 18h e sábado (12) das 07h às 12h
Local: Mercado Municipal de Altamira (Área Externa)