Por Wilson Soares/A Voz do Xingu
Altamira (PA) – De 4 a 7 de junho, o Centro de Eventos Vilmar Soares, em Altamira, no sudoeste paraense, será palco do III Concerto Ambiental de Altamira, que ocorre como parte das celebrações da “Semana do Meio Ambiente”. O evento deste ano tem como tema “Sistemas Agroflorestais: Caminho para o Desenvolvimento Sustentável e Resiliência Climática”. A entrada é franca nas palestras e a população terá a oportunidade de participar das diversas atividades e discussões propostas.
O secretário de Meio Ambiente de Altamira, Ubirajara Bogea Umbuzeiro Júnior, em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 3, enfatizou a importância do evento para a conscientização ambiental, troca de experiências e também a apresentação de resultados já alcançados no município.
“O III Concerto Ambiental não é apenas um seminário; vai ser um evento para prestarmos contas à população sobre as ações concretas realizadas nos últimos três anos, como a aprovação do Cadastro Ambiental Rural, projeto Refloresta Altamira entre outras”, adiantou o secretário da Semma Altamira.
Durante os quatro dias de evento, palestras e discussões irão abordar metas ambientais e apresentar dados significativos alcançados nos últimos três anos. Um dos destaques é a redução no desmatamento em Altamira, que é o maior município do Brasil em extensão territorial. De acordo o prefeito Claudomiro Gomes, esse avanço reflete os esforços contínuos da administração municipal em promover práticas sustentáveis para a preservação da biodiversidade local.
Foto: Wilson Soares
“Altamira, nos anos de 2021, 2022 e 2023, conseguiu reduzir em mais de 60% o desmatamento, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Isso é fruto da ação conjunta entre os produtores, o pessoal da pecuária, que está procurando melhorar seus sistemas de produção, otimizar os espaços, usando tecnologia e sistemas de semiconfinamento. Também há as iniciativas do município, como o Projeto Refloresta Altamira, para recuperar áreas de preservação permanente, áreas de nascentes e o incentivo à cultura do cacau, que é uma cultura chamada ecoflênica, contribuindo assim para o reflorestamento. Além disso, há o apoio ao turismo, que é fundamental para que possamos valorizar não só a cultura dos nossos povos indígenas e ribeirinhos, mas também o artesanato e o saber que eles têm”, destacou o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes.
Este ano, o Concerto Ambiental contará com a participação especial do Secretário Estadual de Turismo de Roraima, Bruno Muniz. Ele apresentará um projeto inovador desenvolvido em seu estado, que envolve a instalação de hotéis e pousadas em áreas indígenas e ribeirinhas, destacando o turismo sustentável como uma ferramenta de desenvolvimento econômico e preservação cultural.
“Eu acho que vai ser uma experiência muito rica porque não é algo que está só na teoria, mas que eles já implantaram, que sabem que dá certo e que vão trazer aqui para que possamos discutir com a nossa comunidade”, explicou o prefeito.
O III Concerto Ambiental promete ser uma plataforma para a discussão de políticas públicas que possam garantir um futuro mais sustentável para Altamira. Com uma programação variada, o evento busca engajar a comunidade local, especialistas e autoridades em um diálogo construtivo sobre as melhores estratégias para enfrentar os desafios ambientais e climáticos da atualidade.
“Hoje nós temos aqui o projeto Refloresta Altamira, que já plantou mais de 2 mil árvores. E por que trazer esse tema para o Concerto? Porque é uma atividade que está reflorestando e freando o desmatamento no município. Isso é fruto do trabalho de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas”, destacou Darli Silva, Coordenador da Secretaria de Meio Ambiente de Altamira.
O público está convidado a participar e contribuir com esse importante debate sobre o futuro sustentável do município. Paralelamente, será realizada a Feira da Bioeconomia para a comercialização de produtos locais madeireiros, não-madeireiros e da agricultura familiar além de artesanato e culinária.
A abertura será nesta terça-feira, dia 4 de junho, às 17 horas, no Centro de Eventos, e contará com a apresentação da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia.
Confira a programação:
04/06/2024 (Terça-feira)
17h – Abertura e credenciamento
18h – Plenária inicial
18h30 – Composição da mesa de abertura
21h – Apresentação da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia
05/06/2024 (Quarta-feira)
08h – Palestra de abertura: Projeto Refloresta Altamira
09h – Discussão das Metas Ambientais
10h – Cooffee Break
10h30 – Eixo 1: Recomposição florestal
12h – Intervalo para almoço
14h – Discussão das metas Ambientais
15h – Eixo 2: Manejo dos recursos florestais
16h30 – Cooffee Break
17h – Casos de sucesso
18h – Encerramento
06/06/2024 (Quinta-feira)
08h – Discussão das metas Ambientais
09h – Eixo 3: Sintonia Floresta e Clima
10h30 – Cooffee Break
11h – Casos de sucesso
12h – Intervalo para almoço
14h – Discussão das metas Ambientais
15h – Continuação do Eixo 3
16h30 – Cooffee Break
17h – Casos de sucesso
18h – Encerramento
07/06/2024 (Sexta-feira)
08h – Eixo 4 – Turismo Ambiental
10h – Cooffee Break
11h – Show de encerramento do evento
FEIRA DE PRODUTOS DA BIOECONOMIA
DE 04 A 07 de Junho