Conhecido internacionalmente pela luta em favor dos povos indígenas do Xingu, Dom Erwin Krautler, Bispo Emérito do Xingu e também escritor, será o principal homenageado da III Festa Literária Internacional do Xingu, outras margens (III FLIX) que ocorrerá em Altamira nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2021. Dom Erwin participará de forma online do evento pois está na Europa.
A Festa já teve que ser adiada três vezes por causa da pandemia de Covid-19, agora com a liberação da realização de eventos pela Prefeitura, a III FLIX ocorrerá em vários espaços culturais da cidade e também terá atividades de forma online. As atividades serão concentradas na Casa de Memória Transxingu. O evento apresentará uma programação diversificada para atender ao público infantil, jovem e adulto.
Programação Literária- Para a III FLIX estão confirmadas as presenças do escritor, cineasta e líder indígena Ailton Krenak (on line), do escritor paraense João de Jesus Paes Loureiro (on line), do escritor indígena Daniel Munduruku (presencial), da compositora e poetisa Márca Kambeba (presencial), entre outros escritores paraenses de renome.
Além de stands com exposição, lançamentos de obras e venda de livros, uma diversidade de mesas temáticas das quais participarão os convidados citados acima. Está prevista também, entre outras mesas, uma com o tema: “Festas Literárias, Tempo Presente, Tempo Futuro” que vai contar com a participação de coordenadores de grandes festas literárias brasileiras. Já estão confirmadas nesta mesa as presenças de: Gisele Correa Ferreira, diretora da Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (FLIPOÇOS); Isatir Bottin Filho, coordenador da Feira do Livro de Porto Alegre, uma das maiores do Brasil, Márcio Teixeira Tupinambá, Presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro. Desta mesa participarão também a Prof. Dra. Maria Ivonete Coutinho, coordenadora e idealizadora da FLIX e Úrsula Vidal, Secretária de Cultura do Estado do Pará (Secult). Esta mesa será mediada pelo presidente da Fundação Cultural do Pará (FCP), Guilherme Relvas.
Oficinas – Além de mesas temáticas, serão ofertadas 14 oficinas. Entre elas: “Qualificação de mídias móveis, protagonismo jovem, troca de saberes e afazeres”, “Quem somos? cartografando memórias e afetos na Amazônia”, “Metodologias para o ensino de línguas maternas entre população indígena”, “Arte e literatura na Amazônia Paraense” e “Caminhos do Livro: capacitação para escritores e escritoras locais”, muitas delas sob a coordenação da Fundação Cultural do Pará (FCP), parceira da IIIFLIX.
Atrações musicais – Logo após as atrações literárias, haverá shows musicais que irão encerrar a noite de atividades da III FLIX. Estão confirmadas as presenças da cantora Lucinnha Bastos, que vai fazer o show de encerramento, do cantor Olivar Barreto, e de vários grupos culturais da região do Xingu.
Cortejo Cultural – Pela primeira vez a FLIX terá um cortejo cultural. Na abertura, 3 de novembro, atores altamirenses desfilarão caracterizados de escritores, pelas ruas da cidade no percurso entre o Laboratório de Linguagens (Campus UFPA/Altamira) até a Casa de Memória Transxingu O cortejo cultural será acompanhado pelo grupo altamirense “Coisas de Preto”. “Artistas locais estarão caracterizados, homenageando todos os escritores brasileiros através de grandes nomes da literatura nacional e paraense, assim será o cortejo realizado pela primeira vez na abertura da FLIX”, explicou a produtora cultural Fatinha Silva diretora da Namazônia, parceira da III FLIX.
Atividades paralelas – Durante os três dias de realização da III FLIX serão realizadas atividades paralelas, em tempo integral. Ocorrerão durante os três dias de realização da festa: exposição audiovisual e fotográfica, Balsa Cultural FLIX: a embarcação com atividades culturais e literárias que vai navegar pelo rio Xingu, além de vendas e Lançamento de obras literárias de autores paraenses. Haverá também uma feira agroecológica que vai envolver a Faculdade de Agronomia, do campus da UFPA de Altamira.
Apoio cultural e patrocínios – A III FLIX conta com o apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura/Secretaria Nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural, do Governo do Pará (emenda da deputada Marinor Brito) e da Fundação Cultural do Pará (FCP), da Associaçao Namazônia e do Instituto Xingu. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Altamira, da UFPA.
Baixe neste link o pdf com a programação completa da III FLIX.
Assessoria de comunicação da III FLIX