O Ministério da Educação deu um prazo de cinco dias, que vence nesta sexta-feira, 27, para estados e municípios manifestarem interesse em aderir ao modelo cívico-militar para escolas, proposto pelo governo federal.
As instituições de ensino devem manifestar interesse junto à Secretaria Estadual de Educação. Serão selecionadas duas instituições de cada estado e do Distrito Federal. A gestão híbrida compartilhada com civis e militares será implementada, em 2020, em 54 escolas, em todo o país.
Para participar da seleção, os colégios devem ter de 500 a 1 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio.
Segundo o MEC, uma das condições é que estados e municípios apliquem consulta pública sobre a mudança, uma vez que a adesão ao programa é voluntária. O MEC disponibilizou o passo a passo para a realização da consulta à comunidade através do seu site.
Terão preferência na seleção as instituições de ensino com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e em situação de vulnerabilidade social. A comparação é feita com outras escolas do mesmo estado. Ao todo, o governo pretende implementar 216 escolas cívico-militares até 2023.
Fonte: Agência Brasil