Após 13 dias desaparecido, o indígena Bebati Xikrin, de aproximadamente 20 anos, foi encontrado com vida nesta quinta-feira (21/11) por militares do 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS). Ele estava desaparecido desde o dia 9 de novembro, na região da aldeia Tep Kre, ao sul da Terra Indígena Trincheira Bacajá, no Pará.
Foto: Divulgação / 51º BIS
As buscas contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, em uma operação que combinou equipamentos e conhecimentos específicos de ambas as instituições. Militares experientes em ações de selva percorreram mais de 50 quilômetros de mata densa para localizar o jovem.
Após o resgate, Bebati recebeu os primeiros atendimentos no local. Um militar do 51º BIS, especializado em atendimento pré-hospitalar, atuou em conjunto com a técnica de enfermagem da aldeia Mrôtidjãm para garantir a hidratação e estabilização do indígena.
A operação foi realizada em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e destacou a integração entre as Forças Armadas e as comunidades indígenas. De acordo com o 51º BIS, a missão reforça o compromisso das forças militares com a proteção das populações tradicionais e a preservação de vidas na região amazônica.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu