Lideranças das aldeias do Xingu voltaram nesta segunda-feira (23 setembro), a interditar o km 27 da BR-230, em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará. O trecho dá acesso à Usina de Belo Monte.
Esta é a segunda vez, em menos de uma semana, que eles bloqueiam a via. No sábado, a Justiça Federal chegou a determinar a reintegração de posse do trecho para liberar a rodovia. Os indígenas foram informados da liminar no domingo, cumpriram a decisão, mas ontem retornaram ao local para pressionar por uma negociação com a empresa Norte Energia.
Os caciques exigem uma reunião com representantes da diretoria da empresa para discutir a revisão do Projeto Básico Ambiental (PBA) que oferece compensações pelos impactos causados pela hidrelétrica.
A Norte Energia informou que já iniciou a contratação de um estudo para a revisão do Projeto Básico Ambiental, que contará com a participação dos povos indígenas.
De acordo com apurações feitas pelo portal A Voz do Xingu, o bloqueio continuará até que representantes do Ministério Público Federal e da Norte Energia agendem uma reunião com os indígenas.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu (com informações da TV Liberal)