Search
Close this search box.

INSS vai acionar cidadãos para antecipar benefício por incapacidade temporária

Iniciativa será possível por meio do Atestmed, análise documental que pode ser enviada por site ou aplicativo

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Continua após a publicidade

A partir desta segunda-feira (25 de setembro de 2023), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai acionar por telefone os segurados que estejam aguardando perícia médica. O objetivo é antecipar e conceder o benefício por incapacidade temporária, o auxílio-doença, como era conhecido anteriormente. 

De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, será possível antecipar o benefício por meio da análise documental Atestmed, permitindo que a avaliação seja feita mais rapidamente, sem passar pela perícia médica.

“Eu tenho uma notícia boa para você que está esperando na fila do INSS pela perícia: vamos ligar para os beneficiários para que possam adiantar o pedido através do atestado médico”, disse o ministro.

Para não cair em golpes, Lupi alerta para que os cidadãos não enviem documentos ou dados pessoais a outros números que não sejam os das Centrais de Atendimento do INSS135 ou o 11 2135 0135. “O INSS não pede fotos, senhas, documentos. A ligação será para trocar aquela perícia que já estava agendada por uma análise documental, e os atendentes vão explicar o processo. Participe e faça logo sua antecipação”, reforçou.

Segundo o INSS, não há limitação territorial ou prazo mínimo de espera por agendamento de perícia, e qualquer segurado pode pedir, mesmo os que já têm uma perícia presencial marcada.

Redução da fila do INSS

O Ministério da Previdência Social e o INSS estão implementando ações para reduzir a fila de requerimentos, que já teve uma diminuição de 5,7% em agosto de 2023.

Entre as medidas, está a realização de mutirões itinerantes de atendimento aos finais de semana e a adoção do Atestmed. Com esse documento, os cidadãos podem enviar o atestado médico pelo aplicativo ou pelo site do INSS, tendo o benefício por incapacidade temporária liberado por 180 dias.

Por Agência Gov

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *