Divulgado nesta sexta-feira (3), o boletim de Monitoramento Hidrometeorológico mostra previsão de chuvas acima do normal, em todo território paraense, destacando o município de Marabá com possibilidade de cheias e inundações.
No Pará, existe um acumulado de chuvas no trimestre, de fevereiro até abril. No município de Marabá, na região sudeste do Pará o monitoramento prevê nível d’água em torno de 8,30 metros, sendo incluído na categoria de atenção para inundação.
A região entre o período de fevereiro e a primeira semana de março tem uma cota prevista para o nível de água subir em 10 metros, mas sem precedentes para ocorrência de cheias históricas acima de 12 metros.
Já na região metropolitana haverá predomínio de chuvas nas categorias acima do normal, diferente do previsto para o sul do Pará e uma área entre o Baixo Amazonas e o oeste do Marajó, que devem apresentar chuvas na categoria normal. Não se descartam pontos isolados no sul do estado com chuvas na categoria abaixo do normal.
Os meses de março e abril terão chuvas na categoria acima do normal, que deverão prevalecer na porção norte do estado. Os dados são baseados na análise dos campos atmosféricos e oceânicos, mostrando resultados dos modelos globais de previsão climática. A análise também monitora as cheias de rios no Estado.
Fonte: G1 Pará