Itaituba é o mais novo município do Baixo Amazonas a contar com uma base do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPET). A criação do comitê de luta ocorreu durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores do município, na tarde desta quarta-feira (27).
Na ocasião, o presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão, ministrou palestra de atualização da luta de emancipação e foi submetido às perguntas feitas pelos parlamentares e lideranças que estiveram na Casa Legislativa.
A base criada terá como coordenadora a voluntária do instituto, Laís Reis, além do empresário Moisés Medeiros e o Blogueiro Edson Júnior, que, juntos terão a missão de estabelecer um comitê permanente pelo estado do Tapajós composto por diversas instituições da sociedade civil organizada.
Na audiência estiveram presentes representantes do comitê do ICPET de Rurópolis Elis Rúbia e Marley Zanotto. Elas destacaram a importância da integração dos municípios para que a luta ganhe força para aprovar uma nova consulta popular.
Foi entregue o Certificado de Menção Honrosa a Câmara, em nome de todos os moradores de Itaituba pelo expressivo número no plebiscito de 11 de dezembro de 2011.
Os presentes tiveram ainda a oportunidade de assinar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP). Além disso, foi protocolado requerimento de pedido de emenda à Lei Orgânica da cidade de Itaituba para que autorize o município a investir no estado do Tapajós.
G1 Pará