O empresário e líder do Movimento em Defesa da Legalização da Garimpagem Regional, Luís Rodrigues da Silva, conhecido como Luís Barbudo, foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (19/11). O crime ocorreu por volta das 19h30, em frente ao seu empreendimento, localizado a poucos metros de uma delegacia, no distrito de Moraes Almeida, em Itaituba, sudoeste do Pará.
Imagens que circulam nas redes sociais, que foram registradas por câmeras de segurança, mostram como o crime ocorreu. A vítima estava sentada em uma cadeira, na frente do mercadinho, quando um homem chega em uma motocicleta. O suspeito, sem tirar o capacete, entra no mercadinho e, segundos depois, sai e atira várias vezes contra ‘Luís Barbudo’. As pessoas que estão próximas correm do local. Após o crime, o suspeito fugiu.
Conforme a Polícia Civil, um adolescente foi apreendido por ato infracional análogo ao homicídio. “Equipes da Delegacia de Moraes de Almeida trabalham para localizar o segundo suspeito, que já foi identificado. Testemunhas estão sendo ouvidas, e perícias foram solicitadas para auxiliar nas investigações”, comunicaram.
Luís Barbudo era uma figura de destaque na região, reconhecido por seu ativismo em defesa da legalização das atividades de garimpagem no Estado.
A Voz do Xingu