Uma competição para promover a participação de adolescentes das escolas da rede municipal em atividades desportivas, promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos para o esporte altamirense.
Estamos falando dos Jogos Estudantis do Xingu (JEX) 2024, que neste ano, reúnem mais de mil atletas de 26 escolas da zona urbana, do campo e indígena, disputando as modalidades de futsal, vôlei, handebol, games, xadrez, basquete, atletismo e circuito motor para alunos da educação especial.
Participando pela primeira vez da competição, o estudante da escola Godim Lins, Pietro Souza Santos, vai disputar a modalidade voleibol. “Nós organizamos vários treinos, treinamos em algumas praças e estamos prontos para os jogos. Queremos ganhar e a expectativa é de vitória. Esse torneio é muito bacana”, relata.
Arthur Felipe Bezerra, da Escola Sesi Altamira, vai competir nas modalidades futsal, basquete, vôlei e handebol. Para o estudante, a competição representa um incentivo ao esporte. “A nossa preparação foi muito corrida, todos os professores se empenharam bastante junto com a gente. A nossa expectativa é muito grande pra que a gente consiga ganhar, se classificar e ser campeão. Esse torneio é muito bom, porque abre portas para as escolas públicas e privadas e incentiva o esporte, é uma ótima motivação”.
Aluna da escola Saint Clair Passarinho, Raylene Silva, de 13 anos, vai disputar futsal e handebol, e está confiante na vitória. “A nossa expectativa esse ano é ganhar, ano passado perdemos no mata-mata, mas nesse ano vamos ganhar com certeza”, conta animada.
A Cerimônia de Abertura realizada na noite de ontem, 24 de junho, no Estádio Municipal José Marino Bandeira de Matos (O Bandeirão), contou com a participação de todas as delegações representando as instituições de ensino onde estudam.
Foto: Divulgação – Ascom/PMA
A solenidade, que contou com a presença de centenas de pais e responsáveis dos alunos e amantes do esporte, foi iniciada com o desfile de entrada das delegações, que em seguida entoaram os hinos de Altamira, do Pará e do Brasil. Na sequência o aluno indígena Mukui Arara, entrou com fogo simbólico e acendeu a pira olímpica da competição. Logo após os alunos declamaram o juramento de atleta. E a cerimônia foi encerrada com o discurso de autoridades presentes, que declararam o início da competição.
Foto: Divulgação – Ascom/PMA
Para o coordenador de Esportes da Semed, Weber Andrade, a competição, que não era realizada há 10 anos em Altamira, impacta positivamente tanto na prática esportiva, como na vida pessoal dos alunos. “Essa é a segunda edição dos Jogos Estudantis, depois de mais de 10 anos que não aconteciam no município, ele vem resgatando todas essas práticas corporais de dentro das escolas. A gente sabe que a prática esportiva é a cura de muitos males, de depressão, e de sedentarismo. Os Jogos Estudantis esse ano está com uma variedade de modalidades e variedades de pessoas, a gente está com a educação do campo, a gente está com a educação urbana, a gente tem educação indígena, educação especial. O sucesso do ano passado só potencializou a organização para esse ano, do ano passado pra cá a gente percebeu que as notas aumentaram, a questão de fair play, a questão de socialização, isso tudo ajudou muito pela prática esportiva”, afirma.
A 2ª edição dos Jogos Estudantis do Xingu é uma realização da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
“O objetivo principal desse evento é acolher os nossos estudantes, nossos alunos e retomar esse hábito tão saudável e que tão bem faz a vida que é o esporte. Quando se fala de jovens, de adolescentes ou de esporte, todo mundo se mobiliza, todo mundo se articula, todo mundo vibra, então tem algo diferente, que é exatamente essa emoção, e não só a emoção, mas também a disciplina e a forma de como trabalhar em equipe e como alcançar inclusive objetivos importantes na vida dessa moçada, dessa juventude, dessa região, sobretudo na área da educação”, destaca Maria das Neves, secretária de Educação.
Foto: Divulgação – Ascom/PMA
Este ano, o JEX premia com troféus e medalhas os 1º, 2º e 3º colocados masculinos e femininos de cada modalidade e categoria. Além da escola campeã na pontuação geral dos Jogos, com o prêmio eficiência.
Os Jogos Estudantis do Xingu acontecem entre os dias 24 a 28 de junho, nas escolas Florêncio Filho e Odila de Souza, com confrontos sendo realizados das 8h às 18h.
Nos dias 24 e 25 acontecem as partidas de futsal; dia 26 serão realizadas as disputas de vôlei e circuito motor; dia 27, handebol, games e xadrez; e dia 28 no período da manhã, as disputas de basquete e atletismo (estes no Estádio Bandeirão). E também no dia 28, último dia, ocorrem as semifinais e finais no período da tarde.
Fonte: Ascom/PMA