Considerada a maior usina hidrelétrica genuinamente brasileira, Belo Monte recebeu, na sexta-feira (18 de julho), um grupo formado por 10 jornalistas especializados em turismo, ligados à Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), subseção Pará. A visita fez parte do programa “Conheça Belo Monte”, promovido pela Norte Energia, e também contou com a participação de moradores da região.

Foto: Wilson Soares
A programação teve início no Sítio Belo Monte, onde está localizada a casa de força principal da usina. No local, os visitantes foram recepcionados por superintendentes, colaboradores e pela equipe de comunicação da empresa. A estrutura abriga 18 turbinas do tipo Francis, que juntas somam uma capacidade instalada de 11 mil megawatts.

Foto: Helder Lana – Norte Energia
Além de percorrer o roteiro oferecido pelo programa Conheça Belo Monte, os jornalistas tiveram acesso a áreas técnicas restritas ao público em geral, como o piso gerador, os condutos forçados, a sala de controle, a galeria elétrica e o eixo do rotor.

Foto: Helder Lana – Norte Energia
Na cota 100, ponto mais alto da estrutura, o grupo teve uma visão panorâmica de todo o empreendimento.

Foto: Helder Lana – Norte Energia
Em seguida, os visitantes seguiram para o Sítio Pimental, local do barramento do Rio Xingu. Com capacidade para gerar 233,1 MW, o espaço abriga seis turbinas e abriga estruturas como o Sistema de Transposição de Embarcações (STE) e o Sistema de Transposição de Peixes (STP), voltados à preservação da biodiversidade local.

Foto: Adriano Nascimento
Para a jornalista Dani Figueiras, a visita superou todas as expectativas. “Já conhecia Altamira e Vitória do Xingu, mas nunca tinha visitado a usina. Fiquei impressionada com a organização, a preocupação com a segurança e, principalmente, com o meio ambiente. Agora posso repassar essas informações ao público com mais propriedade”, afirmou.

Jornalista Dani Figueiras – Foto: Adriano Nascimento
Renata Melo, aluna de Enfermagem que participou da visita ao lado de um grupo de 10 amigos — todos catequizandos em Altamira — comentou o quanto a experiência foi esclarecedora. “Eu tinha uma noção, mas nada se compara ao que vi aqui. Tinha muitas dúvidas, especialmente sobre o fluxo da água, e consegui entender tudo melhor com a visita”, relatou.

Aluna Renata Melo – Foto: Wilson Soares
Os profissionais de imprensa também conheceram o canal de derivação, que possui 20 quilômetros de extensão, 210 metros de largura e 25 metros de profundidade. O reservatório é do tipo fio d’água, utiliza tecnologia moderna e tem foco na preservação ambiental.

Foto: Particular Filmes – Divulgação Norte Energia
A presidente da Abrajet/Pará, jornalista Isa Arnour, ressaltou a importância do empreendimento para o desenvolvimento do país. “Para nós, jornalistas, é uma oportunidade ímpar ver de perto esse complexo e entender as questões ambientais e sociais envolvidas. É um orgulho ver duas grandes usinas em território paraense contribuindo para o abastecimento energético do país”, destacou.

Jornalista Isa Arnour (blusa azul) – Foto: Adriano Nascimento
Isabele Rangel, gerente de Comunicação e Imprensa da Norte Energia, destacou o compromisso da empresa com a transparência e a integração com a comunidade. “Receber o grupo da Abrajet é uma oportunidade importante para falar sobre turismo, já que Belo Monte é um grande ativo para a região. Essas visitas nos aproximam da comunidade e fortalecem o diálogo com os jornalistas. Sempre que houver questionamentos, estamos abertos a oferecer explicações. Esse contato direto é muito valioso, e a Norte Energia fica feliz em promover iniciativas como essa”, afirmou.

Foto: Particular Filmes – Divulgação Norte Energia
A ABRAJET (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) é uma entidade sem fins lucrativos e está presente no Brasil há 68 anos, com 19 anos de atuação no estado do Pará.
A visita dos comunicadores à região do Xingu, onde estão produzindo uma série de reportagens voltadas ao turismo regional, conta com o apoio logístico da Norte Energia, da Prefeitura de Altamira, da Associação Comercial de Altamira (Aciapa) e da empresa Real Seguro Viagem.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu e Abrajet/PA.






















