Menu

Juiz reconsidera e em menos de 24 horas prefeito de Tucuruí afastado volta ao cargo

Continua após a publicidade

Arthur de Jesus Brito (PV), prefeito de Tucuruí, sudeste paraense, que foi afastado pela Justiça pela terceira vez do cargo nesta terça-feira (5), foi reintegrado ao cargo nesta quarta-feira (6).

O próprio juiz que havia concedido a liminar reconsiderou a decisão e determinou a reintegração do prefeito ao cargo.

O motivo do terceiro afastamento havia sido uma nova ação civil pública por ato de improbidade administrativa requerida pelo Ministério Público do Estado.

No início do ano, o prefeito foi cassado pela Câmara de Vereadores, mas, há cerca de um mês, uma decisão de segunda instância determinou o retorno dele.

Arthur de Brito assumiu a prefeitura após o assassinato do prefeito Jones William (MDB) no ano passado. Desde então, ele foi afastado do cargo duas vezes – uma em novembro de 2017 e cassado pela Câmara em março. O Tribunal de Justiça, em decisão de segundo grau, determinou o retorno do prefeito afastado ao cargo e uma eleição suplementar, prevista para 3 de junho, foi cancelada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará.

Entenda o caso

O prefeito eleito de Tucuruí, Jones William (PMDB), foi morto em um atentado em julho de 2017. Segundo testemunhas, ele estava na estrada que liga a cidade ao aeroporto, vistoriando uma operação tapa-buraco, quando dois homens em uma moto o abordaram e atiraram várias vezes.

Jones William era enfermeiro e tinha 42 anos. Ele foi eleito prefeito em 2016 e era investigado pelo Ministério Público Estadual, que havia pedido seu afastamento por improbidade administrativa. Segundo o MPE, Jones era suspeito de direcionar contratos e licitações para um empresário local.

Após a morte de Jones William, Arthur Brito, na ocasião vice-prefeito, assumiu o cargo. No entanto, a mãe de Arthur, Josenilde Silva brito, de 53 anos, foi presa suspeita de envolvimento na morte de Jones. No entanto, o Superior Tribunal de Justiça decidiu anular a decisão que a mantinha detida.

Quatro meses depois de tomar posse, Arthur Brito foi afastado do cargo por suspeita de improbidade administrativa pelo juiz Pedro Henrico de Oliveira da 1ª Vara Cível de Tucuruí. Em dezembro de 2017, a Câmara de Vereadores também acusou o prefeito por improbidade administrativa. Com isso, o presidente da Câmara Municipal, Benedito Couto, assumiu interinamente o cargo de prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.