Projeto Tapajós Sustentável e Resiliente, executado pela Conservação Internacional (CI) lançou na manhã de quarta-feira (18) em Santarém, oeste do Pará, chamada pública para projetos de organizações agroextrativistas e de populações tradicionais das Florestas Nacionais do Tapajós, Trairão, Itaituba I e entorno.
Podem concorrer organizações que trabalham com produtos florestais não madeireiros como castanhas, andiroba, açaí, babaçu, sementes, palhas, cipós e agricultura.
A chamada pública recebe recursos do Fundo Amazônia/BNDES e apoiará organizações de base comunitária que busquem o fortalecimento das cadeias de valor de produtos florestais não madeireiros da sociobiodiversidade e que tenham como base o uso sustentável, a floresta em pé, as vocações econômicas locais e a conservação da biodiversidade. A duração do projeto pode ser de até dez meses.
A chamada pública é voltado para projetos de organizações das Flonas Tapajós — Foto: Ascom/Conservação Internacional
“É uma oportunidade dessas organizações elaborarem suas propostas, submetê-las para avaliação e as propostas classificadas poderão acessar recursos que variam de R$ 100 a 700 mil. Portanto, essas organizações devem ficar atentas ao lançamento da chamada pública e elaborar suas propostas”, esclareceu o diretor executivo do INIAMA, Cássio Pereira.
Para orientar os interessados em como elaborar suas propostas a CI-Brasil promoveu oficinas. A primeira foi realizada em 19 de março na comunidade de Jamaraquá na Flona Nacional do Tapajós, a segunda oficina ocorreu no período de 01 a 04 de abril na comunidade de São Mateus no entorno da Flona Trairão, e a última rodada foi realizada nas comunidades Pedreira e Tauari da Flona do Tapajós, entre os dias 09 a 13 de abril.
“Foram encontros importantes e produtivos para esclarecer dúvidas dos extrativistas nas regiões”, explicou a engenheira florestal da CI Brasil, Andreia Araújo.
Desde 2018, a CI-Brasil coordena o Projeto Tapajós Sustentável e Resiliente que é financiado pelo Fundo Amazônia/Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, cujo objetivo é contribuir para o fortalecimento de cadeias produtivas florestais sustentáveis nas três unidades de conservação.
O edital está disponível neste link e as submissões de projetos podem ser feitas até 18 de junho. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do número (93) 99128-3436.
Fonte: G1 Santarém