A Receita Federal recebeu até esta segunda-feira, 16, 130 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020, em todo o estado do Pará. Já na 2ª Região Fiscal, que inclui também os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima, 311.016 contribuintes já cumpriram a obrigação com o fisco federal. O prazo vai até 30 de abril.
O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. No site do órgão, há conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.
Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda, se tiverem direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.
Deve declarar o IR neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado.
A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido.
Fonte: Portal Roma News