Logo cedo, na última sexta-feira, 20 de janeiro, atletas de todas as idades e de várias cidades do Pará e até mesmo de outros estados, participaram da tradicional corrida de São Sebastião pelas principais ruas da cidade, nos percursos de 5km e 10km. Logo em seguida aconteceu a prova da travessia do rio Xingu com cerca de 100 inscritos que nadaram por uma distância de 1.200 metros.
Já no sábado, segundo dia das provas, pela manhã houve a prova da canoagem de 9km e, à tarde, as competições de natação masculina e feminina.
O atleta Marcos Vilandra, veio da cidade de São Miguel do Tocantins, estado de Tocantins, só para participar das provas esportivas. Ele conquistou o primeiro lugar em duas categorias: na travessia do rio Xingu, na prova de 1.500 metros e também na natação.
“Eu vim esperançoso de fazer uma boa competição. Mas foi além da minha expectativa. Foi muito bom, muito gratificante. Gostei muito da organização”, disse o vencedor, que volta para o seu município com várias medalhas, além de premiação em dinheiro.
A bancária altamirense, Socorro Santana participou de várias provas, dentre elas, a corrida que aconteceu na sexta e a canoagem neste sábado. Para ela, o momento foi de alegria e celebração.
“Muito legal viver essa experiência. Saímos de boa. Depois as mulheres enroscaram os caiaques na árvore. Foi muita emoção. Fica o convite para que mais mulheres participem no próximo ano. É muito bom. A gente só quer brincar e ser feliz. Foi show de bola, maravilhoso”, assim ela definiu sua participação nas competições.
Luciana Costa, vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, pela primeira vez veio ao município de Altamira.
“Esse evento representa a força da canoagem em todo o Brasil, inclusive aqui no Norte, onde cada vez mais está crescendo. Nós temos bastante água. Um potencial que precisa ser explorado e a canoagem tem incentivado novos adeptos”, afirmou a vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
Paulo Amorim, um dos responsáveis pela organização, fez um balanço dos principais destaques do evento e comemorou os resultados desta edição.
“O número de inscritos foi alto, com participantes de vários municípios do Pará e também de outros estados. O evento é positivo não somente para a identidade cultural, festiva e religiosa, mas também uma tradição esportiva aqui no Xingu”, pontuou Paulo Amorim, da Comissão Organizadora das Provas de São Sebastião 2023.
Este ano, Altamira comemora o centenário da devoção a São Sebastião, santo católico que também é considerado o patrono dos desportistas. Por isso, a programação vai se estender por todo o ano de 2023. A ação é realizada pela Igreja Matriz e recebe o apoio da Prefeitura de Altamira, na estruturação e logística.
“Nós teremos outras atividades, principalmente a partir de junho, onde a gente tem um planejamento especifico para trazer outras provas e trabalhar já para o ano seguinte de 2024”, concluiu Paulo Amorim.
Além das provas esportivas, houve a programação religiosa de São Sebastião com a tradicional procissão e missa campal que aconteceu na sexta-feira 20.
Quem veio ao município pela primeira vez para acompanhar a programação religiosa e esportiva, ficou encantado com o que assistiu.
“Adorei estar aqui. Participei dos festejos de São Sebastião, acompanhei a procissão, a missa. Fui muito bem recepcionada aqui e só tenho que agradecer a todos pela belíssima festa religiosa”, completou Luciana Costa.
Texto e Fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu