A partir de hoje, 23, a Receita abre a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deste ano. O crédito bancário para 3.199.567 contribuintes, em todo o país, será realizado no dia 30 de setembro, totalizando mais de R$4,3 bilhões. No Pará, o valor total de R$ 85.397.691,16 será distribuído entre 55.578 contribuintes. A consulta pode ser feita a partir das 9h, no site da instituição.
Os contribuintes atendidos pela Delegacia da Receita Federal em Belém e unidades jurisdicionadas somam 37.045 contribuintes que terão direito a R$ 59.718.444,30. Enquanto que em Marabá, serão R$v18.192.688,95 para 12.259 contribuintes e em Santarém serão R$ 7.486.557,91 para 6.274 contribuintes.
Desse total, R$226.353.008,42 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 7.761 contribuintes idosos acima de 80 anos, 44.982 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.685 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 21.303 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Já na 2ª Região Fiscal, composta pelos outros Estados do Norte, 124.543 contribuintes terão direito a créditos no valor total de R$ 191.321.790,56.
Foram contemplados ainda 3.120.836 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16 deste mês.
Declaração liberada
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Fonte: Portal Roma News