Iniciou neste sábado (8) e segue até o dia 1º de janeiro de 2019 a Operação Boas Festas, que une as forças estaduais e municipais na intensificação do policiamento para as principais áreas comerciais onde a população se dirige para as compras natalinas. De acordo com a Polícia Militar (PM) 6,6 mil policias militares reforçarão o policiamento ordinário na capital, área metropolitana e demais regiões paraenses.
Em Belém, o trabalho da PM contará com 4.435 militares de efetivo. Já em Ananindeua e Marituba, a população terá aproximadamente 1.250 militares, sendo 400 em reforço ao policiamento ordinário.
“A operação reforçará o policiamento nas áreas comerciais, bancárias, nos grandes corredores de tráfego e nos pontos turísticos dos municípios paraenses. O objetivo é conter os delitos oportunos em função do aquecimento do comércio e devido as festas de final de ano”, explicou o coronel Hilton Benigno, comandante geral da PMPA, que lançou oficialmente a operação, juntamente com demais autoridades do Sistema de Segurança Pública.
“Esse mesmo modelo que foi feito aqui em Belém, foi desenvolvido nas cidades de Marabá, Altamira, Abaetetuba, Santarém e Ananindeua com essa mesma característica. A união de esforços das forças estaduais e municipais para intensificação da presença de policiamento nesses locais. Vamos entrar também com a fiscalização da polícia administrativa, por parte da Polícia Civil, principalmente em estabelecimentos de diversão noturna em relação a som e documentação de funcionamento”, disse ainda.
Ainda de acordo com o coronel, chegam para reforçar o policiamento na região metropolitana o Batalhão de Polícia Rodoviária, sobretudo na BR- 316, e a Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura.