Na tarde de hoje, 25 de março de 2022, o IBAMA, juntamente com a Força Nacional, conduziu até a Delegacia de Polícia Federal em Altamira uma pessoa acusada de obstruir ação fiscalizatória do IBAMA contra garimpos ilegais em Terra Indígena.
A Polícia Federal obteve informações de que as manifestações se iniciaram no decorrer da semana em alguns pontos da cidade, em zona urbana e rural, onde os manifestantes exigiam que cessassem as ações fiscalizatórias do IBAMA contra os garimpos, nas ações da operação Guardiões do Bioma – Base Altamira.
Nesta tarde, um dos manifestantes foi detido pelo IBAMA e Força Nacional e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Altamira acusado de obstruir as ações de fiscalização. Segundo eles, os manifestantes impediram a passagem das equipes do IBAMA ao aeroporto de Altamira, onde estavam as aeronaves. A pessoa que se identificou como líder do grupo de manifestantes foi conduzido à Delegacia da PF e foi autuado em flagrante – Art. 69 da Lei nº 9.605/98 por obstruir ou dificultar a ação fiscalizatória do Poder Público no trato de questões ambientais (Pena – detenção, de um a três anos, e multa.).
O autuado foi posto em liberdade provisória mediante fiança arbitrada pela autoridade policial e deverá responder ao processo na Justiça Federal.
Comunicação Social – Delegacia de Polícia Federal em Altamira/PA
Comments 1
Boa noite
Tem que averiguar a situação primeiro,a manifestação não foi sobre garimpo e sim sobre a Área Ituna Itatá,onde alegam que escute índios isolados! Não existe índio e a área não foi homologada como área índigina,apenas existe uma portaria para averiguar se existe índios. Foi feito um estudo de 10 anos e não foi comprovado existência de índios na área!