A Secretaria Municipal de Saúde de Medicilândia, no sudoeste do Pará, montou nesta sexta-feira, 27, no hospital municipal daquele município, dois novos ventiladores mecânicos. De acordo com o secretário de saúde, Danilo Lopes, um respirador pulmonar ficará fixo na sala de estabilização do paciente. Já o outro é de uso portátil, e que deverá ser usado em diversas ocasiões, como na necessidade de transferência de pacientes para o Hospital Regional da Transamazônica, que fica em Altamira.
Os aparelhos foram comprados há cerca de três meses pela secretária de saúde do município. Com essa nova aquisição Medicilândia passa a contar agora com três ventiladores mecânicos, isso contando com o que é usado no centro cirúrgico. Ainda de acordo com o secretário, profissionais de saúde estão sendo treinados para operar os novos aparelhos que irão ser bastante úteis em um futuro caso de paciente com coronavírus.
Os respiradores são equipamentos responsáveis por bombear ar aos pulmões e são utilizados quando o paciente não consegue respirar espontaneamente.
Até o momento não há o registro de nenhum caso confirmado de coronavírus na região da Transamazônica e Xingu.
Por: Wilson Soares – A Voz do Xingu