Seguindo uma tradição foram realizadas neste domingo,15, a Cavalgada em homenagem à Nossa Senhora Aparecida e a Missa do Vaqueiro. O evento que chegou à 5ª edição saiu às 08h30 do km 110 norte, faixa da Rodovia Transamazônica, zona rural de Medicilândia e percorreu 5 km pelo travessão até a Fazenda Entre Lagos, de propriedade do organizador do evento, Ademir de Camargo.
No local, um grupo de pessoas já aguardava a chegada da comitiva que este ano reuniu mais de 50 cavaleiros e amazonas.
Como parte da programação foi celebrada a tradicional Missa do Vaqueiro pelo Padre Vandeir Alves.
“Tem muita gente que faz suas promessas à Nossa Senhora Aparecida. Entre essas está o Ademir que, todos os anos, demonstra uma forma de devoção e de agradecimento a Deus por alguma graça que recebeu. Ele faz uma cavalgada que se torna também um momento de confraternização e uma maneira de ajudar também as outras pessoas. Esse ano, de maneira especial, ela se tornou além da confraternização, de juntar os amigos, conhecidos, a comunidade, uma oportunidade de também angariar alguns recursos para ajudar na construção da igreja que já iniciamos no centro da cidade”, frisou o padre Vandeir.
Após a missa foi servido um delicioso almoço, em forma de partilha. Apenas o churrasco e a bebida foram vendidos. Os recursos arrecadados com as vendas serão doados à Igreja Católica.
“O grande intuito da nossa cavalgada sempre foi de ação de graças, uma forma de agradecimento à Nossa Senhora, por tudo que a gente recebe de Deus, através dela. Esse ano tivemos a oportunidade de ajudar na construção da Igreja Matriz e Paroquia de Medicilândia”, disse Ademir.
Durante a programação também houve sorteios de vários brindes entre os participantes da cavalgada, que foram doados pelos comerciantes de Medicilândia.
“Queremos agradecer a todos que contribuíram, minha família e as pessoas que vieram para compartilhar desse almoço que é oferecido com muito carinho a todos”, concluiu o idealizador do evento.
Fotos e Texto: Wilson Soares – A Voz do Xingu