Menu

Militares do Comando Conjunto do Norte treinam e fazem reconhecimento aéreo nas áreas das queimadas

Continua após a publicidade

O Comando Conjunto Norte realizou na manhã deste domingo, 25, um reconhecimento aéreo na região de Altamira, Rurópolis e Itaituba, para verificar a situação dos desmatamentos e queimadas no Pará. Os militares tentam levantar as melhores formas de atuação na área. Os municípios concentram grande parte dos focos de queimadas no Pará.

Participaram do reconhecimento militares do Exército e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará. Após determinação do governof ederal, o Centro de Operações Conjuntas, que reúne militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, foi instalado no Comando Militar do Norte, em Belém, onde está sendo efetivado o planejamento das ações de combate às queimadas no Estado do Pará. O grupo é formado também pela Polícia Militar do Pará e Corpo de Bombeiros.

Desde ontem, 24, militares do Exército participam de instruções de atualização de combate a incêndio em áreas de floresta. Esta capacitação está sendo realizada nos estados do Pará, Amapá e Maranhão com apoio do Corpo de Bombeiros de cada um dos estados.

Operação da Segup apreende equipamentos de devastação da floresta em São Félix do Xingu

Quatro tratores, 14 motosserras e 19 motocicletas foram apreendidas, na madrugada deste domingo, 25, durante andamento da operação Ucuuba, que tem como objetivo combater crimes ambientais e intensificar a segurança em áreas de preservação no Pará, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup).
As apreensões foram realizadas no município de São Félix do Xingu, na fazenda Ouro Verde. Agentes ambientais e de segurança fizeram abordagens e destruiram acampamentos nas áreas de desmatamento.
Segundo a Segup, desde a quarta-feira, 21, são realizadas ações conjuntas integradas pelo Batalhão de Polícia Ambiental, vinculado à Polícia Militar, pela Divisão Especializada em Meio Ambiente (DEMA) da Polícia Civil e da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O efetivo empregado foi de aproximadamente 40 agentes de segurança pública e 15 viaturas quatro rodas, além de uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública.

Também já foram apreendidos, na área do projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola Jatobá, no município de Anapu, sudoeste paraense, um caminhão com 650 estacas de madeira do tipo Acapu, dois caminhões com 12 metros cúbicos de madeira da espécie Angelim Vermelho, uma escavadeira e um trator.

Fonte: Segup e Comando Militar do Norte  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.