Menu

Militares do Comando Militar do Norte, integrantes da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, participam de treinamento para Missão de Paz da ONU em Altamira (PA)

51º Batalhão de Infantaria de Selva - 51º BIS
51º Batalhão de Infantaria de Selva - 51º BIS
Continua após a publicidade

Dezenove militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva e do 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS), no Pará, que integram a Companhia de Reação Rápida de Selva (CRR Sl) realizaram as Instruções de Preparação para Comandantes e Estado-Maior (IPCEM). O preparo ocorreu entre os dias 8 e 26 de maio, capacitando os militares de acordo com o manual Specialized Training Materials (CPTM) do Batalhão de Operações de Paz da ONU.

Foto: Wilson Soares
Foto: Wilson Soares

As atividades foram conduzidas pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Organização Militar ligada à Defesa, com sede no Rio de Janeiro. As instruções aconteceram nas dependências do 51º BIS com a finalidade de difundir e nivelar conhecimentos sobre missões de paz, além de preparar os comandantes nas Técnicas e Procedimentos Padrão (TPP) utilizadas pelas tropas que integram o Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção de Paz das Nações Unidas (UNPCRS).

Foto: Setor de Comunicação Social do 51º BIS
Foto: Wilson Soares

“O objetivo aqui foi preparar uma Companhia de Reação Rápida, para um possível emprego numa Missão de Paz. O local provável de atuação seria num ambiente Africano”, frisou o Capitão Lucas, do CCOPAB.

Capitão Lucas – CCOPAB

A segunda fase do treinamento, iniciou nesta segunda-feira, 29 de maio. Nessa nova etapa do preparo, todos os 180 militares integrantes da CRR Sl entre oficiais, sargentos, cabos e soldados participam do adestramento, com destaque para 15 militares do segmento feminino que compõem a companhia.

Foto: Setor de Comunicação Social do 51º BIS

O Estado-Maior e os comandantes de pelotão conduzirão essa fase do treinamento, difundindo os conhecimentos adquiridos durante o IPCEM. Ao final deste período, no início do mês de agosto, toda a tropa será avaliada e certificada por uma equipe de oficiais do CCOPAB, que retornarão ao município.

Os militares participarão de diversos exercícios que envolvem conhecimentos teóricos e práticos, com simulação de situações que podem ocorrer nos países que recebem missões das Nações Unidas. O objetivo é que a Companhia de Reação Rápida de Selva esteja pronta para agir quando for necessário.

Foto: Setor de Comunicação Social do 51º BIS

O comandante do 51º BIS, Coronel Luiz Guilherme, destacou que o treinamento é de enorme importância para os militares da região do Xingu.

Coronel Luiz Guilherme – comandante do 51º BIS

“O preparo da CRR Sl no 51º BIS é uma excelente oportunidade para o adestramento de militares do Batalhão, da 23ª Brigada de Infantaria de Selva e do Comando Militar do Norte. Com a certificação da tropa nesse treinamento, o Brasil passará a oferecer para a Organização das Nações Unidas uma capacidade específica, adestrada para o combate em ambiente de selva, e apta para ser desdobrada em outros países”.  

51º BIS
Foto: Wilson Soares

Em 2008 e 2014, um grupo de militares do 51º BIS participou da missão de paz da ONU, no Haiti. Atualmente, o Batalhão – que é sede do preparo da CRR Sl – conta com um efetivo formado por 709 militares.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Fotos: Wilson Soares e Setor de Comunicação Social do 51º BIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.