Search
Close this search box.

Militares do Exército de Altamira recebem preparação para atuar em Operação de Paz

Preparação final de companhia de selva do Sistema De Manutenção de Paz da ONU é o objetivo de exercício militar em Altamira

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Militares que atuam na 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) e as Organizações Militares Subordinadas vão passar pelo Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), no período de 19 a 23 de setembro, em Altamira-PA.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

Esta é a etapa final de quase dois meses de treinamento. O Exercício simula situações que uma Companhia de Reação Rápida (Quick Reaction Force Company – QRF) colocada à disposição do Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, em inglês), poderá encontrar, se empregada em uma Operação de Paz em ambiente de Selva.

Crédito da foto: Setor de Comunicação Social do 51º BIS

Coordenado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), sediado no Rio de Janeiro, este Exercício será desenvolvido em uma semana de atividades intensas, que busca avaliar o preparo, adestramento e eficiência profissional dos integrantes da Companhia de Reação Rápida de Selva, em um contexto operacional de missão de paz, criando situações simuladas semelhantes às vividas no terreno.

A tropa é composta por 180 militares de várias Organizações Militares do Comando Militar do Norte: 23ª Brigada de Infantaria de Selva, de Marabá; os Batalhões de Infantaria de Selva 50º, 51º e 52º, em Imperatriz, no Maranhão, Altamira e Marabá, no Pará; e ainda o 23º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Selva, de Tucuruí, também no Pará. E dentre os militares, 9% do efetivo é feminino, uma exigência determinada pela ONU.

Durante a semana de atividades, o Exército realizará atividades em diversos bairros de Altamira, simulando uma área de conflito com atuação de defesa e ataque. Haverá grande circulação de pessoas e viaturas civis e militares pela região. Todas as manobras serão devidamente controladas e sem afetar a segurança de pessoal e das instalações públicas e privadas. O apoio dos moradores da região é de fundamental importância para o preparo dos militares que compõe a Companhia de Reação Rápida de Selva.

Simulação – Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

CCOPAB

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) é uma Organização Militar do Exército Brasileiro sediada no Rio de Janeiro – RJ, que tem a missão de preparar militares, policiais e civis, brasileiros e de nações amigas, para missões de paz e desminagem humanitária. Para conhecer as atividades desenvolvidas pelo CCOPAB, visite o endereço eletrônico “www.ccopab.eb.mil.br” ou acesse as nossas redes sociais “@ccopab_exercitooficial”

SERVIÇO

Entre os dias 19 e 23 de setembro, em Altamira (PA), acontecerá o treinamento para os militares do Comando Militar do Norte: o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP). As atividades serão realizadas em diversos bairros da cidade, uma simulação de combate entre tropas inimigas e Companhia de Reação Rápida de Selva do Exército. Todas as manobras serão controladas de acordo com os padrões do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), coordenador do Exercício.

Fonte: Comunicação Social do Comando Militar do Norte

Fotos: Wilson Soares / Setor de Comunicação Social do 51º BIS

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *