A partir do próximo domingo (17), a Força Nacional de Segurança Pública dará apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai) na Terra Indígena Parakanã, localizada em Novo Repartimento, no sudoeste do Pará. Os militares devem permanecer na área até o dia 15 de agosto. A portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), autorizando a medida, está publicada na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial da União.
De acordo com o documento, os militares atuarão nos serviços de preservação da ordem pública e na segurança das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado. “O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do MJSP”.
Portaria ressalta, em um de seus artigos, que o emprego da Força Nacional ocorrerá em articulação com os órgãos de segurança pública do Pará, sob a coordenação da Polícia Federal. A Terra Indígena de Parakanã abriga mais de 20 aldeias e fica localizada nos municípios de Novo Repartimento e de Itupiranga. Ela foi homologada em 30 de outubro de 1991.
Tensão
No dia 3 de maio deste ano, o MJSP já havia autorizado o emprego da Força Nacional, pelo período de 15 dias, a contar daquela data, na Terra Indígena Parakanã. A determinação foi feita devido ao clima de tensão que tomou conta do município de Novo Progresso, logo após três caçadores terem sido encontrados mortos dentro da área da reserva indígena.
Fonte: O Liberal