Search
Close this search box.

Ministério das Cidades realiza seminário sobre moradia, em Altamira (PA)

Com a participação do ministro das Cidades, Jader Filho, e da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, o evento abordou programas essenciais, como o 'Minha Casa, Minha Vida'

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

O município de Altamira, na Região de Integração Xingu, no sudoeste do Pará, foi sede do I Seminário de Mobilidade, Habitação e Desenvolvimento, realizado pelo Ministério das Cidades nesta quinta-feira (27). O evento, que teve a participação do ministro das Cidades, Jader Filho, da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, do prefeito de Altamira e presidente da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte – ACBM, Claudomiro Gomes, ocorreu no Centro de Eventos Vilmar Soares, no bairro Sudam I, sede de Altamira.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

“Contem comigo à frente do Ministério das Cidades. Sou paraense, e tenho que cuidar com carinho dos municípios e dos nossos irmãos paraenses. Estou muito feliz, e tenho certeza de que um dos maiores eventos já feitos pelo Ministério Itinerante foi esse aqui. Este é um momento muito especial, porque a gente pode conversar com o povo de Altamira. Quando eu voltar aqui, vai ser pra trazer notícia boa, pra falar do ‘Minha Casa, Minha Vida’, pra falar de asfalto, pra falar de desenvolvimento para este município tão importante para a Transamazônica”, afirmou o ministro Jader Filho.

Proximidade –  O evento, que vem sendo realizado em diversos municípios do País, visa aumentar a proximidade do Ministério com as cidades brasileiras, além de apresentar a gestores e à comunidade em geral os principais investimentos do Ministério das Cidades, como a retomada do programa nacional de habitação “Minha Casa, Minha Vida”.

Foto: Bruno Cecim – Agência Pará

“Vivemos um momento muito importante de transformação, e esse seminário, promovido pelo Ministério das Cidades, traz o governo federal para perto de nós, para perto da população e dos municípios, o que também ajuda que tenhamos acesso aos recursos federais, tão importantes para nosso Estado. Agradeço pela presença do ministro, por trazer sua equipe para junto da população, vendo seus problemas”, ressaltou Hana Ghassan.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Na ocasião, o prefeito de Altamira e presidente da ACBM, Claudomiro Gomes, entregou ao ministro Jader Filho um projeto com uma planta de uma área adquirida pela prefeitura para construção casas populares em parceria com o Ministério das Cidades.

Foto: Bruno Cecim – Agência Pará

“Estou muito feliz com a visita do ministro Jader Filho em nossa cidade, onde foi novamente reafirmado o compromisso de trazer de volta pra Altamira o conjunto Minha Casa, Minha Vida.  A prefeitura comprou uma área que vai dar pra construir 2.000 mil casas e colocou à disposição do Ministério para atender o povo de Altamira que precisa de moradia”, afirmou o prefeito Claudomiro. 

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Só em Altamira, segundo dados levantados por movimentos sociais, o déficit de moradia é de cerca de 5 mil casas. Além disso, moradores de diversos bairros disseram ao ministro que necessitam de água de qualidade.

O evento contou também com a presença de representantes das cinco Secretarias Nacionais do Ministério das Cidades que, na ocasião, apresentaram painéis com os temas: Desenvolvimento Urbano e Socioterritorial; Política Nacional de Habitação; Saneamento e Desenvolvimento Humano; e Mobilidade na Região Amazônica.

Foto: Bruno Cecim – Agência Pará

Também estiveram presentes os prefeitos das cidades de Anapu, Medicilândia, Pacajá, Placa, Porto de Moz e Vitória do Xingu, deputados federais, estaduais, vereadores de Altamira e região, secretários municipais e lideranças de movimentos sociais.

Por: Wilson Soares – A Voz do Xingu – (com informações da Agência Pará)

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *