Search
Close this search box.

Ministro da Justiça lança ‘Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania’, em Belém

Foram entregues equipamentos e serviços para o fortalecimento da segurança pública, no Pará.

Parceria entre governos estadual e federal garante Casa da Mulher Brasileira em Belém. — Foto: Marco Santos/Agência Pará
Parceria entre governos estadual e federal garante Casa da Mulher Brasileira em Belém. — Foto: Marco Santos/Agência Pará
Continua após a publicidade

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta quarta-feira (7), em Belém, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).

A cerimônia ocorreu na Usina da Paz da Cabanagem, com a presença do ministro Flávio Dino e do governador Helder Barbalho.

Na ocasião foram entregues equipamentos e serviços para o fortalecimento da segurança pública paraense. A PM recebeu pistolas, carregadores, adaptadores para coldre, bastões, chapéus de selva e colar para cão.

Para a Polícia Judiciária foram utilizadas pistolas, carregadores e drones. Já a Polícia Científica recebeu pistolas e carregadores. PM e PC também receberam veículos para a Patrulha Maria da Penha.

Durante o evento foi feita a assinatura do Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica para implantação da Casa da Mulher Brasileira, em Belém.

As entregas são referentes à contrapartida da União aos estados, em razão da cessão de servidores estaduais em auxílio à Força Nacional de Segurança Pública, e também se referem a doações decorrentes de programas do governo federal.

Pronasci 2

O decreto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania foi assinado em 15 de março de 2023.

O programa tem entre seus eixos fomentar políticas de enfrentamento e prevenção de violência contra as mulheres; políticas de segurança pública, com cidadania e foco em territórios vulneráveis e com altos indicadores de violência.

Uma das metas do ‘Pronasci 2’ é reduzir a taxa nacional de homicídios para abaixo de 16 mortes por 100 mil habitantes até 2030.

As ações estratégicas para cumprir com os objetivos estão em desenvolver e apoiar a implementação de programas e projetos que favoreçam a execução de ações preventivas e repressivas articuladas com outros setores, públicos e privados, para a redução de crimes e conflitos sociais.

Fonte: G1 Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *