A Paróquia Imaculada Mãe dos Pobres, em Medicilândia, sob o comando do pároco Vandeir Alves, celebrou na manhã deste domingo, 15, uma missa em ação de graças pela boa colheita do cacau. O município é considerado o maior produtor do fruto no país. “Aqui, Medicilândia é conhecida como a Capital do Cacau, e existe a festa do produtor, a festa do cacau, mas nós não tínhamos a missa do cacau. Como ainda estamos num período da pandemia, não vamos fazer um grande movimento, mas demos o ponta pé inicial, que serve de base para as celebrações que virão”, pontuou o pároco.
A missa, que contou com a participação de produtores e familiares de toda a região, iniciou com uma procissão de entrada, com agricultores vestidos com trajes típicos da década de 70, lembrando a chegada dos primeiros colonos na região Transamazônica. Eles levaram ao altar equipamentos agrícolas, que são usados para colheita do fruto. Os pioneiros, já falecidos, também foram lembrados, através de um grande cartaz contendo seus nomes.
De acordo com Padre Vandeir Alves, a missa em ação de graças à produção cacaueira, a partir de agora fará parte do calendário anual da paróquia. “A gente quer criar uma tradição da Missa do Cacau. De maneira que quem tiver lá fora do município e ouvir falar da missa do cacau, já sabe que é em Medicilândia“.
Para o produtor rural Pedro Pereira Lima o momento foi muito emocionante, em poder agradecer por mais uma colheita produtiva. “Estamos agradecendo a Deus por essa terra maravilhosa que viemos conquistar e também pela cultura do cacau que é uma planta 100% sustentável”, disse o produtor que mora no km 80, faixa da rodovia Transamazônica.
A primeira missa do cacau também teve como objetivo arrecadar recursos para a construção da nova Igreja Matriz no município. Por isso, alguns produtores fizeram suas ofertas durante a celebração. “A nossa ideia é construir um espaço maior, uma Igreja mais moderna, que o pessoal de Medicilândia possa dizer: Agora nós temos nossa Igreja Matriz”, concluiu Vandeir.
Ao final da missa, os presentes participaram de uma partilha, organizada entre os fiéis.
Texto e Fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu
Comments 1
Lamento não ter ido ,pois achei muito lindo e parabenizo todos organizadores desta missa .