Quem chegar à Medicilândia, no sudoeste do Pará, a partir desta quarta-feira, 23, vai perceber a diferença na entrada da cidade. Antes os visitantes recebiam as boas-vindas no monumento que tinha a imagem de um fruto do cacau, símbolo da cidade, agora o local ganhou também um boi e um bezerro. Confeccionados em fibra, as esculturas foram instaladas nesta terça-feira, 22, pelo governo municipal.
Considerado o maior produtor de cacau do Brasil, Medicilândia, deve dividir esse título conquistado há muito tempo, a partir de agora com a pecuária. Pelo menos é o que pretende o atual prefeito da cidade, Júlio César, que além de médico é pecuarista. Ele, inclusive, acompanhou a instalação das esculturas no portal de entrada da cidade.
Com pouco mais de 35 mil habitantes e responsável pela arrecadação de milhões de reais, através de ICMS para o Estado com a produção de cacau, a mudança do monumento tem dividido opiniões e gerado muitos questionamentos nas redes sociais. “Cadê a vaca mãe desse bezerro?!”, disse um medicilandense em um aplicativo de conversas.
José de Deus, popularmente conhecido na cidade como “JD”, que trabalha com propaganda volante, foi além. Ele tirou uma foto ao lado do boi e disse. “Rapaz eu fui conferir o boi de perto e pequei no chifre dele. O chifre dele é pequeninho, daqui uns dias esse chifre tá grande viu”.
Outro questionamento por parte da população de Medicilândia tem sido em relação a quanto custou essa obra de arte. “Eu queria saber é quanto foi pago por esses bois ai?!”.
Já a comerciante Wellky Kruger, aprovou a iniciativa da atual gestão em incluir as novas esculturas no monumento. “Independentemente de valor, quanto foi ou não. Ficou top esse boi e esses bezerros aí representando o agronegócio da cidade, que são o cacau e a pecuária. Ficou muito bonito”, disse a comerciante.
Apesar do solo fértil e produção cacaueira, a cidade de Medicilândia cresce e se desenvolve a passos lentos. Até pouco tempo atrás, sequer havia uma placa dando boas-vindas a quem chegava ao município. A cidade ganhou seu primeiro monumento no início do ano de 2020. Um arco de ferro construído sob a Rodovia Transamazônica, com o nome da cidade e um fruto do cacau, que foi modulado na madeira, obra essa feita pelo ex-prefeito da cidade.
Mesmo não sendo a cidade com maior número de criação de bovinos, o atual prefeito do município, entendeu que o monumento construído pelo seu antecessor, deveria ser modificado, e mandou instalar nesta terça-feira, 22, um boi e um bezerro ao lado da estrutura que dar as boas-vindas a quem chega na cidade.
Até o momento a prefeitura de Medicilândia ainda não se manifestou em relação ao valor da obra, e nem sobre os memes que estão circulando nas redes sociais.
Por: Wilson Soares e Valéria Furlan – A Voz do Xingu