Monumento dos Seringueiros é revitalizado e volta a ser cartão-postal de Altamira (PA)

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

O Monumento dos Seringueiros, localizado na Avenida João Paulo II, entre as avenidas Tancredo Neves e Via Oeste, no bairro Jardim Independente I, em Altamira, sudoeste do Pará, foi completamente revitalizado pela Prefeitura de Altamira e devolvido à população como um dos espaços mais simbólicos da cidade.

A reforma incluiu serviços de paisagismo, recuperação da cascata, implantação de um novo sistema de iluminação, modernização estrutural, pintura geral e melhorias na sinalização de trânsito no entorno.

NotíciasRelacionadas

O objetivo da obra foi recuperar o espaço, garantindo mais beleza, segurança e valorização da memória histórica que o monumento representa. O novo cartão-postal da cidade foi entregue na noite de sexta-feira, 5 de dezembro, com a presença de várias autoridades.

Autoridades participaram do ato de entrega. Foto: Ascom/PMA

Construído em 2004, pelo artista plástico Francisco Melo, o Monumento dos Seringueiros homenageia os trabalhadores que ajudaram a construir Altamira antes mesmo da abertura da Rodovia Transamazônica. A obra celebra a trajetória de homens e mulheres que atuaram no extrativismo da borracha, atividade que marcou profundamente o desenvolvimento econômico, social e cultural da região.

Foto: Wilson Soares

O monumento simboliza o extrativismo sustentável e mantém viva a história das famílias seringueiras que contribuíram para a formação da identidade amazônica.

Com a conclusão da revitalização, o espaço volta a ser um ponto turístico e de memória coletiva em Altamira.

Com informações da Ascom/PMA

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página