A tarde deste sábado (17), no município de Trairão, foi marcada por uma densa nuvem de fumaça que cobriu o céu, trazendo muito incômodo para os moradores e poluindo ainda mais o ar seco da cidade. Segundo informações, a causa desse incômodo seria uma queimada numa propriedade rural, localizada nas proximidades de Trairão.
Esse fato é bastante comum nessa época do ano, mas, dessa vez, diversas pessoas reclamaram do cheiro forte da fumaça que é a causadora de várias doenças respiratórias que afetam, principalmente, crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas como, por exemplo, sinusite, rinite e similares.
“Fica quase impossível sair de casa nessas condições, além de toda poeira e calor tem essa fumaça que afeta o nariz e os olhos da gente quando saímos na rua”, reclamou uma moradora que reside no centro da cidade.
“Eu tenho um filho de 3 anos que sofre muito, pois, tem asma e, nessa época do ano, levo ele frequentemente para o hospital com crise respiratória” afirmou uma moradora do bairro industrial.
Além da questão de saúde, outro risco pertinente a essas queimadas são os acidentes de trânsito na BR causados pela fumaça espalhada na estrada que dificulta a visibilidade. Podendo destacar um caso que ocorreu no distrito de Caracol, há algumas semanas, quando 5 carretas colidiram deixando várias pessoas feridas, sem contar o prejuízo material.
Fonte: Portal Giro