Um grupo de moradores do Reassentamento São Joaquim, em Altamira, no sudoeste do Pará, esteve nesta sexta-feira 22, em frente ao escritório Norte Energia, empresa responsável pela Usina Belo Monte, em Altamira, para exigir o cumprimento de algumas promessas que a empresa teria feito a eles. “A minha casa tá se desmanchando Norte Energia. Cadê a reforma que temos direito?”, dizia uma das faixas usadas pelos manifestantes para chamar atenção da empresa.
Os moradores dizem ainda, que sempre que procuram a empresa Norte Energia, a resposta tem sido a mesma, alegando ter intervenção do Ibama e do Ministério Público em suas ações.
Outro lado:
A Norte Energia informa que, adotando todas as medidas preventivas contra a Covid-19, dialogou com representantes dos moradores do bairro São Joaquim na última sexta-feira (22) e irá analisar os casos relatados.
A empresa reitera que mantém canais de diálogo e comunicação permanentes, como a Central Belo Monte 24 Horas (0800-091-2810) para registro de solicitações desta natureza, e reafirma seu compromisso com as pessoas, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região onde está instalada a UHE Belo Monte.
A Voz do Xingu