Há 20 dias sem água, moradores do bairro Ponto Alto Leilões, em Altamira, no sudoeste do Pará, resolveram fazer um manifesto pacifico, na manhã desta sexta-feira 16, em frente à sede de Companhia de Saneamento do município.
Com faixas e cartazes, os moradores exigiam uma solução para o problema. “Na verdade, desde quando o atual prefeito tomou posse, há oito anos atrás, que o nosso bairro vem sendo castigado com falta de água. É uma má vontade imensa com a gente. E nos últimos 20 dias piorou de vez. Nós estamos 20 dias sem água total”, frisou o morador Breno Brito.
No local, os moradores foram informados por funcionários da Companhia que o problema da falta de água no bairro é devido a atual gestão ter interligado um outro bairro no mesmo sistema de abastecimento e que não tem previsão de ser resolvido a situação da falta de água.
O problema da falta de água em alguns bairros de Altamira, é antigo, e tem atingido principalmente os moradores dos bairros mais distantes do centro da cidade.
O sistema de abastecimento de águia e esgoto do município fazia parte das condicionantes para construção da Usina Belo Monte, porém até hoje não funciona.
A prefeitura culpa a empresa Norte Energia, empreendedora de Belo Monte pelo problema. Já a empresa, dona de Belo Monte, afirma que o sistema de abastecimento de água e esgoto já teria sido entregue a municipalidade.
Enquanto a empresa Norte Energia e a Prefeitura de Altamira não se entendem, a população como a do bairro Ponto Alto Leilões, continua sofrendo, sem saber a quem recorrer.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
Fotos: Wilson Soares