A professora Ana Tolosa, conhecida por fundar o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadores em Educação Pública no Pará (Sintepp) morreu na última quinta-feira (6). Ela é reconhecida pelas lutas na busca das melhorias na educação no Estado.
Querida pelos colegas, Ana era chamada de camarada e lembrada pelos membros do Sindicato por ser a favor de “uma educação libertadora e revolucionária”.
O Sintepp divulgou uma nota lamentando a perda.
“É com a mais profunda consternação que o SINTEPP vem a público comunicar o falecimento nesta quinta-feira, 06 de fevereiro, de nossa camarada Ana Tolosa.
Fundadora de nossa Entidade e de inúmeras Regionais que atualmente nos estruturam, e detentora de uma determinação para a luta incansável, Ana sempre será para nós um dos maiores sinônimos da resistência e luta em favor uma educação libertadora e revolucionária.
Ana foi, sobretudo, semente. Por isso, camarada, seus frutos seguirão se multiplicando até que alcancemos uma sociedade justa e de iguais! Quem planta sonhos jamais morre!
Entregamos, portanto nosso pesar aos familiares de Ana, e neste momento de passagem buscamos no Divino a consolação pelo primoroso dever pedagógico cumprido por nossa amiga, que deixará nossos corações inebriados de saudade.
Ana Tolosa PRESENTE hoje e sempre!”
A causa da morte da professora não foi divulgada.
Fonte: DOL