Morreu nesta quarta-feira, 13, em Belém, Avelino Ganzer, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no Pará, e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), ele foi o primeiro vice-presidente da entidade. Ganzer era irmão do ex-deputado federal paraense, Valdir Ganzer. Ele lutava contra um câncer raro e agressivo na medula há cerca de sete meses, e não resistiu. Ganzer faleceu aos 75 anos.
Avelino Ganzer foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém, no Pará, fundador da CUT, onde exerceu a vice-presidência nacional, e também um dos fundadores do PT. Na luta pelos direitos dos trabalhadores, ele enfrentou ameaças e perseguições durante a ditadura militar. A CUT afirma que ele sobreviveu a vários cercos e a um acidente aéreo.
Ganzer sofria com o câncer há meses. Ele estava internado há um mês, e cerca de uma semana atrás foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital de Belém. O sindicalista sofreu uma parada cardíaca e precisou ser entubado, mas não resistiu.
O PT, a CUT e o senador paraense Beto Faro, dentre outras figuras públicas do meio político, lamentaram a morte do sindicalista.
Fonte: Roma News