Condutores que trafegam pelo travessão do km 40, via que liga o município de Vitória do Xingu à Rodovia Transamazônica (BR-230), nas proximidades da balsa de Belo Monte, no sudoeste do Pará, denunciam a presença de animais circulando livremente pela pista. A estrada, que está em processo de pavimentação pela prefeitura local, tem se tornado perigosa devido à falta de controle sobre os animais que invadem a via.
Em um vídeo gravado nesta segunda-feira (10/11) e compartilhado nas redes sociais, um motorista alerta outros condutores sobre o risco:

“Ôh, você que está vindo na estrada, cuidado, viu? Cavalo na estrada, aqui no km 40, no asfalto novo. Eu queria chamar atenção do proprietário desse cavalo, vou passar perto, vou filmar. Tá perigo, viu”, disse o condutor enquanto registrava o animal caminhando pela rodovia.
De acordo com a legislação brasileira, deixar animais soltos em vias públicas ou estradas é uma infração que pode gerar multa, apreensão do animal e responsabilização civil por eventuais danos causados. Além disso, o proprietário pode responder criminalmente por colocar em risco a segurança no trânsito.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu






















