Menu
Search
Close this search box.

Movimentos sociais promovem ato político em apoio à causa indígena

Continua após a publicidade

Nesta quinta-feira, 31, movimentos sociais promovem um ato político-cultural, nas ruas de Belém, em apoio à causa indígena. O manifesto faz parte da Mobilização Nacional Indígena, em parceria com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e se concentra a partir das 17h na Praça da República.

O ato ocorre em protesto as medidas do atual governo brasileiro que, segundo os organizadores, têm atacado os direitos dos povos indígenas. Em Belém, a ação conta com a participação dos povos Tembé e indígenas residentes na capital.

Para o membro do Fórum da Amazônia Oriental (Faor), Marquinho Mota, a expectativa é reunir centenas de pessoas para protestarem contra as recentes medidas adotadas pelo presidente Jair Bolsonaro. “Logo ao assumir, o governo desmontou a Funai e repassou as atribuições pela demarcação das terras indígenas para o Ministério da Agricultura”, disse ele.

Entre as reinvindicações, os manifestantes pedem a proteção dos direitos indígenas previstos na Constituição Federal; a demarcação das terras indígenas; a garantia dos direitos humanos e o combate à violência contra indígenas; o reconhecimento dos povos originários e de sua cultura ancestral; a não transferência da Funai para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; e o não repasse da demarcação das terras indígenas para o Ministério da Agricultura.

Audiência pública

Integrantes da Organização das Nações e Povos Não Representados (Unpo) e um representante do parlamento europeu estarão em Belém na próxima quinta-feira, 7, às 9h, em audiência pública, no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O encontro visa discutir sobre os relatos de lideranças indígenas, organizações e movimentos sociais de ameaças e violações de direitos humanos dos povos ancestrais do Pará.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics