O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para acompanhar a atuação das instituições no combate as queimadas ocorridas no Pará, neste ano.
Os ofícios foram enviados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ao Ministério do Meio Ambiente solicitando informações sobre como as instituições têm agido para combater o quadro de queimadas no estado do Pará no ano de 2020, quais ações foram realizadas, se há novas ações planejadas, qual é o quadro de pessoal empregado e quais são os recursos destinados às ações.
Em despacho, o MPF destacou que “é fato público notório, respaldado por inúmeras informações e relatórios produzidos por entidades com reconhecida expertise no tema, que, no ano de 2020, houve um crescimento do número de queimadas em regiões como o Pantanal e a Amazônia, quadro que exige resposta firme do Estado brasileiro”.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) também foi contatado para que compartilhe dados colhidos sobre o tema no ano de 2020, especialmente em relação a áreas de domínio federal, como terras indígenas e unidades de conservação.
Leia o despacho na integra clicando aqui!
Fonte: Portal Roma News