Menu

MPF quer que Governo do Pará submeta nova lei agraria à consulta pública

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Governo do Estado que devolva à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) o projeto de lei nº 129/2019, que trata sobre a regularização fundiária em terras públicas no estado. No entendimento dos procuradores do MPF, o tema precisa ser debatido em consulta pública.

De acordo com os procuradores Ricardo Augusto Negrini e Nathália Mariel Ferreira de Souza Pereira, que atuam em questões agrárias e fundiárias, é urgente a efetiva discussão social sobre o projeto de lei, “cujo texto atual traz grandes preocupações quanto à regularização fundiária de áreas griladas e/ou desmatadas”, alertam os membros do MPF.

De autoria do poder executivo estadual, o projeto tramitou em regime de urgência na Alepa e foi aprovado em plenário no último dia 11. Após a aprovação dos deputados, a lei foi encaminhada para a sanção do governador Helder Barbalho.

Falta de discussão – A proposta, de acordo com a justificativa do governo, atualiza e moderniza a legislação fundiária do estado com o objetivo de garantir a segurança jurídica e o direito de propriedade nos assuntos de ocupações rurais e não rurais em terras públicas em todo o território paraense.

De acordo com os promotores de Justiça agrários do MPPA, o projeto de lei foi aprovado sem a devida discussão qualificada sobre o assunto. “Não foram realizadas audiências públicas na Alepa com a exposição de especialistas da academia e com a participação da sociedade civil, bem como dos movimentos sociais”, argumentam os representantes do MPPA no ofício encaminhado ao governo do estado.

Portal Roma News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.