Um grupo de mulheres pescadoras do Xingu se reuniu neste final de semana para discutir e aprender mais sobre a atividade pesqueira. O encontro, realizado na Casa da Cultura, contou com a participação de cerca de 58 mulheres.
Durante o evento, foram abordados temas como os princípios básicos da pesca, educação financeira e empreendedorismo. A grande atração da noite foi o 1º Torneio de Arremesso, onde as participantes puderam colocar em prática suas habilidades.
Além disso, o evento arrecadou alimentos não perecíveis que serão doados ao projeto “Juntos Somos Mais Fortes”, destinado a famílias carentes.

Na manhã de sábado (8/3), o grupo de pescadores, juntamente com alguns mototaxistas, foi até o Núcleo de Hemocentro de Altamira (HEMOPA) para realizar doações de sangue. Essa iniciativa pioneira no município fez parte da programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e foi coordenada pelo grupo Pescadoras do Xingu, fundado há quatro anos em Altamira.
“Esse encontro teve o objetivo de valorizar e fortalecer o protagonismo feminino em uma das atividades mais emblemáticas da região do Xingu: a pesca. Com isso, buscamos promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental, do empoderamento feminino e do desenvolvimento econômico local. Toda essa movimentação em apoio a causas sociais visa reconhecer o papel das mulheres na construção de uma sociedade mais inclusiva e próspera, além de fortalecer a economia local por meio do turismo sustentável”, afirmou a organizadora.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu