Belém e outros 21 municípios foram os contemplados para iniciarem a imunização pelo SUS nas próximas semanas. Ao todo, o Pará vai receber uma remessa com 53.991 doses de vacinas contra a dengue, segundo o Ministério da Saúde, em anúncio na última quarta-feira, 29. A quantidade de doses enviadas a cada uma das cidades paraenses já foi definida, porém, o início da aplicação da vacina no Pará, ainda não foi informado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O estado do Pará, foi incluído no envio da remessa de doses e vai aplicar a vacina em Parauapebas, São João do Araguaia, Canaã dos Carajás, Marabá, Rondon do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Dom Eliseu, Itupiranga, Abel Figueiredo, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Curionópolis, Brejo Grande do Araguaia, Piçarra e Eldorado dos Carajás. Todos os municípios são da região de Carajás. O total de doses chega a 20.580. Até a última quinta-feira, 30, o Pará somava 17 mil casos prováveis de dengue e 7 óbitos confirmados.
Quase 1 milhão de doses da vacina da dengue serão distribuídas nos próximos dias. O Ministério da Saúde informa que, essa é a quinta remessa, que vai fornecer mais de 650 mil doses de reforço e outras 335 mil de ampliação. Essa nova entrega vai contemplar outros 405 municípios, elevando para mais de 1.700, aqueles que oferecem vacinação contra a dengue no país. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos são o público alvo da imunização. São necessárias duas doses da vacina para ter a proteção completa.
Ainda segundo o órgão, o Brasil comprou todo o estoque disponível de vacina contra a dengue no mercado internacional, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A pasta garante a entrega das duas doses para todos os municípios contemplados na estratégia de vacinação. Considerando essa aquisição e mais um quantitativo doado pelo laboratório produtor, o total de doses chega a 6,5 milhões para 2024 e 9 milhões para 2025. A nova remessa eleva para 3,65 milhões o número de doses distribuídas aos estados e municípios.
As doses estão sendo entregues em parcelas, devido à capacidade de produção do laboratório. A pasta também informou que tem investido na produção de uma vacina brasileira, que está em fase final, pelo Instituto Butantan.
Até o fim de abril, os casos de dengue nas Américas ultrapassaram os 7 milhões, segundo a OMS. O número é maior do que todo o ano passado, quando foram registrados 4,6 milhões de casos da doença. Em comparação, globalmente, mais de 7,5 milhões de casos de dengue e cerca de 3 mil mortes foram registrados no mesmo período. Brasil, Argentina e Paraguai são os países mais afetados.