Search
Close this search box.

Municípios paraenses começam a receber testes rápidos para o novo coronavírus

Continua após a publicidade

Já foi iniciada a distribuição dos testes rápidos para a detecção do novo coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) nesta quarta-feira (15). Ao todo, 15 mil testes rápidos, destinados exclusivamente para detectar anticorpos do novo coronavírus em profissionais de saúde e profissionais da segurança pública, serão enviados aos municípios paraenses. O repasse faz parte do primeiro lote de um total de 5 milhões de testes rápidos adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde.

Segundo Ana Lúcia Ferreira, diretora de Epidemiologia da Sespa, os testes serão direcionados principalmente aos profissionais que atuam em hospitais, serviços de urgência e emergência; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); Unidades Básicas de Saúde e aos profissionais de segurança pública. “A realização de testes rápidos permite o retorno dos profissionais de saúde e de segurança às atividades laborais e que medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção possam ser realizadas com maior acerto”, explicou a diretora.

Para a distribuição dos testes rápidos, o Ministério da Saúde considerou como parâmetros o número de casos confirmados do Estado; tipologia do município segundo o IBGE; total de profissionais de saúde e total de profissionais de segurança pública.

Conforme dados de outros países, aproximadamente 15% dos profissionais de saúde podem ser infectados pelo novo coronavírus e a maior parte deles irá desenvolver quadros leves, porém essas pessoas transmitem o vírus, devendo realizar isolamento domiciliar por 14 dias, cuidando da sua saúde e evitando a disseminação da Covid-19, especialmente para os grupos mais vulneráveis. “Os profissionais de saúde, assim como os profissionais de segurança pública, também devem realizar isolamento quando forem contatos domiciliares de alguma pessoa sintomática”, alertou Ana Lúcia Ferreira.

Fonte: Agência Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *