Menu

Mutirão orienta produtores sobre elaboração e retificação do Cadastro Ambiental Rural, em Altamira

Ação, que faz parte do Programa Regulariza Pará, voltado à regularização ambiental e fundiária no estado, encerrou-se na última quarta-feira (18)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

O mutirão “Ação Xingu” de atendimento ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) encerrou as atividades de orientação à elaboração e retificação do CAR, nesta última quarta-feira (18) no município de Altamira, sudoeste do Pará. A ação faz parte do Programa Regulariza Pará, voltado à regularização ambiental e fundiária no estado. Coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), os usuários do serviço foram atendidos desde terça-feira (17), na sede do Sindicato Rural de Altamira (Siralta). 

O Programa é um dos pilares do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), macroestratégia do Governo do Estado que objetiva o combate a desmatamentos e queimadas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa no Pará. 

Técnicos da Semas e da empresa Status Florestal realizaram o mutirão de atendimento direcionado a proprietários rurais e responsáveis técnicos, que possuem imóveis inscritos no CAR e processos de licenciamento em análise na Diretoria de Geeotecnologias (Digeo), com orientações sobre pendências na análise, elaboração e retificação do Cadastro a fim de acabar com as dúvidas e esclarecer outras informações direcionadas também a agricultores familiares, secretários municipais de meio ambiente e demais interessados na regularização ambiental.

De acordo com os técnicos da Semas presentes na Ação Xingu, Catarina Sanches, Hernan Barrantes, Ney Soares, durante o mutirão foram realizados 20 atendimentos relacionados às notificações do Cadastro Ambiental Rural e cerca de 50 pessoas participaram nos dois dias de trabalho. O evento contou com a participação de integrantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Pará, secretarias municipais de Meio Ambiente dos municípios de Altamira, Anapu, Placas, Rurópolis e Vitória do Xingu, além da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Núcleo Regional da Semas de Altamira. 

Os produtores e responsáveis técnicos que foram atendidos no mutirão manifestaram que agora sentem-se mais esclarecidos e aptos a responderem à notificação da Semas, realizar a retificação do CAR e dar prosseguimento ao processo de regularidade ambiental de seus imóveis e das atividades rurais que desenvolvem nessas áreas.

Por Bruna Brabo (SEMAS)/Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.